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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Professores indígenas e técnicos discutem a política de educação

Cerca de 250 professores índios e não índios participam da formação continuada para professores, técnicos e profissionais de apoio escolar, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que pretende discutir as políticas de educação escolar indígena executadas no Estado e nos municípios.

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no auditório do Parque dos Igarapés, em Belém, com a presença de diversas lideranças indígenas, integrantes das secretarias Municipais de Educação, da coordenadora de Educação Escolar Indígena da Seduc, Puyr Tembé, e do diretor de Diversidade, Educação, Inclusão e Cidadania, Wilson Barroso, que representou a secretária de Estado de Educação, Socorro Coelho.

A expectativa da Coordenação de Educação Escolar Indígena (Ceind) é que nesta terça-feira (26) cheguem mais representantes dos municípios para participar da formação, totalizando 410 pessoas, entre professores, técnicos e gestores municipais. Os participantes também devem receber a visita da secretária de Educação, Socorro Coelho, e da secretária adjunta de Ensino, Ney Cristina.

Entre os temas que serão debatidos está o capítulo 9 do Plano Nacional de Educação, referente à educação escolar indígena, e a avaliação do regimento escolar indígena do Estado do Pará, que inclui itens como currículo, calendário escolar, carreira e formação de professores, além da forma como as diretrizes podem ser aplicadas nos municípios. "Esses regimentos servem de base para a legislação dos municípios. São discussões importantes porque regulam a formalidade da educação, de todos os direitos e garantias específicas à educação escolar indígena que muitos não têm conhecimento", explicou a professora Edilene Costa, da Ceind.

Olhar diferenciado - Em seu pronunciamento, o professor Wilson Barroso reafirmou que a educação escolar indígena, um dos compromissos do governo do Estado, e que não foi priorizada nos governos anteriores, deve ser olhada de uma forma diferenciada. "A prática dos professores têm de ser diferente atuando na causa indígena, e esta formação deve se ater a isso", afirmou.

A formação acontece de 8 às 18h, até o dia 6 de fevereiro, com a participação dos povos de 22 municípios do Pará - Wai Wai, Kaiapó, Kyikatêjê, Tembé, Hyikaryana, Katuena, Mawayana, Wayana, Tupaiu, Borari, Munduruku, Arapiy, Parkatêjê e Suruí.

Também participaram da abertura a secretária Municipal de Educação de São Félix do Xingu, Viviane Martins Cunha; o superintendente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo; a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Kaly Nancy Lisboa; a coordenadora de Educação Ambiental, Socorro Lopes, e o coordenador de Educação Profissionalizante, Gleydson Evandro.

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