Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CARIBE DA AMAZÔNIA TEM PRAIA, LAGO E FLORESTA

Alter do Chão também tem como atrativo a maior manifestação folclórica da Amazônia, a festa do Sairé.
O jornal diário britânico The Guardian elegeu em abril de 2009 as 10 praias mais lindas do Brasil, o jornal não teve dúvidas: colocou no topo da lista a paraense Alter do Chão, balneário situado a apenas 34 quilômetros de Santarém, da qual é um distrito.

O balneário é um dos maiores pólos turísticos da Amazônia e, no entanto,
ainda é pouco visitado pelos brasileiros de outras regiões. O acesso é por
barco, de duas a três horas pelo Rio Tapajós, ou por uma rodovia em boas
condições, num trajeto de meia hora de carro desde Santarém. Para quem vem em embarcações turísticas de Manaus no sentido de Belém, ou vice-versa, a parada em Alter do Chão é um dos principais atrativos do passeio.


As praias ficam submersas no inverno amazônico, como é chamado o período das cheias, que vai de janeiro a junho. A partir de agosto começam a despontar nas águas azul-esverdeadas do Tapajós centenas de praias de areias branquíssimas. E surge em Alter do Chão uma península de areia clara como a neve, com árvores e os quiosques do verão. O forte contraste com o verde escuro da densa vegetação ao redor é um prazer a mais para quem se refresca nas águas cristalinas ou aproveita para descansar tomando água de coco ou sucos típicos paraenses numa das barraquinhas, saboreando tira-gostos regionais, como o bolinho de piracuí.

Bem em frente à Alter do Chão, o represamento natural das águas do Tapajós forma o Lago Verde dos Muiraquitãs, de água quente, contornado por faixas de areia branca e fina. Ao longo do dia a cor da água oscila entre o verde e o azul. São essas tonalidades e a brancura da areia que fazem lembrar a paisagem do Caribe, com a vantagem de que em Alter do Chão a grandiosidade da floresta está ali do lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário